Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
01/09/2010 - 16h18

Janela da nova música brasileira, "Cultura Livre" completa um ano no rádio

Publicidade

MAYRA MALDJIAN
DE SÃO PAULO

Se a repetição frenética de hits nas emissoras FM parece não ter muita solução, pelo menos agora há para onde correr sem precisar desligar o rádio. O programa "Cultura Livre", da Rádio Cultura Brasil, por exemplo, é um desses refúgios.

Com a proposta de tocar tudo o que acontece agora na música brasileira, sem precisar repetir o que rolou no dia anterior, o programa completa um ano nesta quarta-feira (1º), com edição especial e uma festa na Serralheria, em São Paulo.

"Estamos sempre ligados em vários blogs, no que as pessoas postam no Facebook", conta Roberta Martinelli, apresentadora do programa. "Assim vamos montando a programação do dia seguinte com tudo o que realmente está acontecendo agora".

O conceito "música livre para todos" é levado ao pé da letra pela equipe, que inclui na seleção desde lançamentos virtuais a gravações ainda caseiras de novos talentos da música brasileira. Quem sintoniza na AM 1200 kHz ou no portal www.culturabrasil.com.br, de segunda a sábado, às 14h, também vai ouvir trabalhos novos que os artistas mandam com exclusividade para a rádio. "Para essa edição de aniversário, por exemplo, o Tatá Aeroplano trouxe uma música do próximo disco do Cérebro Eletrônico, que ainda vai ser lançado", conta Roberta.

Cleones Ribeiro/Divulgação
legenda: Roberta Martinelli, apresentadora e uma das criadoras do programa Cultura Livre, da rádio Cultura AM crédito: Cleones Ribeiro/Divulgação
Roberta Martinelli, apresentadora e uma das criadoras do programa "Cultura Livre", da Rádio Cultura Brasil

O programa também tem dois quadros, o Catraca do Dia, do site Catraca Livre, que dá uma dica de evento gratuito na cidade de São Paulo, e o Radiola Urbana, do site homônimo criado por Ramiro Zwetsch, que indica uma raridade da música brasileira por dia.

Ronaldo Evangelista --criador do "Cultura Livre" ao lado de Roberta, Biancamaria Binazzi, Juliana Leite e Livia Libâneo-- e Ramiro serão os seletores da festa de aniversário do programa.

Entre os artistas que já passaram passaram pelo estúdio estão Nina Becker, com os recém-lançados discos "Azul" e "Vermelho"; Otto, antes de lançar o elogiado "Certa Manhã Acordei de Sonhos Intranquilos"; Mombojó, Marcelo Jeneci e Tulipa Ruiz, entre outros. Sendo assim, já dá para saber o tipo de som que vai rolar na festa.

"O público que ouve a gente é mais ligado nesses artistas que estão à margem do 'mainstream'", explica Roberta. "Alguns saem nos cadernos culturais dos jornais, mas se você comenta sobre eles com as pessoas por aí, poucas os conhecem".

FESTA DE UM ANO DO "CULTURA LIVRE"
QUANDO: quarta (1º), 21h
ONDE: Serralheria (rua Guaicurus, 857, São Paulo, tel. 0/xx/11/8538-8408)
QUANTO: R$ 5
CLASSIFICAÇÃO: 18 anos

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página