Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
08/11/2010 - 09h46

Dez adolescentes moram com mãe social para estudar balé

Publicidade

IURI DE CASTRO TÔRRES
DO ENVIADO A JOINVILLE (SC)

Niedja Amorim de Andrade tem três filhos biológicos e dez "adotados". Ela é a mãe social de uma dezena de adolescentes de João Pessoa que estudam no Bolshoi.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A jornada maternal da advogada e assistente social começou em 2003, quando a ela foi incumbida a tarefa de cuidar das dez crianças que foram aprovadas no balé, que são patrocinadas pela prefeitura de João Pessoa.

Desde o começo, ela é responsável por zelar por eles. "Desempenho o papel de mãe nos aspectos físicos e emocionais", diz.

E como é morar numa casa com dez adolescentes? "É uma confusão", admite.

"Mas também é muita alegria poder compartilhar com eles momentos importantes, como os meninos fazendo a barba pela primeira vez."

Rogério Silva/Folhapress
Os jovens de João Pessoa com sua mãe social, Niedja Rogério Silva/Folhapress
Os jovens de João Pessoa com sua mãe social, Niedja

Os jovens, no entanto, parecem gostar. Anielle Rolim, 17, diz que ganhou nove irmãos. Para Iure Dias, 17, a intimidade é tão grande que nem rola paquera. "Você vê as meninas acordando descabeladas", brinca.

"É uma oportunidade única para eles", avalia Niedja. "Muitos vieram de famílias de risco social e o balé é uma porta para o futuro."

"Algumas coisas só conto para minha mãe social", assume Anielle. "Vai ser muito difícil dar tchau para eles quando isso terminar", diz, emocionada, Niedja.

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página