Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
14/09/2011 - 15h38

Autoras falam sobre literatura antes e depois de Harry Potter

Publicidade

IURI DE CASTRO TÔRRES
DE SÃO PAULO

A escritora carioca Thalita Rebouças, 36, tem uma missão nobre na vida: convencer os adolescentes de que livros são bons companheiros.

Dona de mais de dez títulos, que já venderam cerca de 1 milhão de exemplares, Thalita agradece todos os dias a uma inglesa que mudou a história da literatura juvenil: J.K. Rowling, a mãe do bruxinho Harry Potter.

Os vivas a Rowling também vêm de Lauren Kate, 30, autora da saga "Fallen". As duas estiveram na Bienal do Rio, que acabou ontem. Thalita, inclusive, teve de interromper uma sessão de autógrafos por conta do alvoroço e do empurra-empurra causado por centenas de fãs.

"Rowling fez com que muitos adolescentes lessem pela primeira vez. E livros muito grandes!", diz Thalita. Para Lauren, todos os escritores juvenis estão "nos ombros de Rowling. "Seus livros deram legitimidade aos títulos para adolescentes."

Meg Cabot, 44, rainha dos livros para meninas, concorda com as colegas. "Como os adultos também leem as peripécias do mundo mágico de Rowling, eles perceberam que livros são para todos."

Graças ao sucesso da saga Potter, editoras abriram selos específicos para o público adolescente e tentam emplacar o próximo grande hit.

"Fallen" (Galera Record) é um candidato. A terceira parte da série, "Paixão", foi lançada há pouco no Brasil. "Adolescentes são muito leais ao que amam", diz Lauren. "É importante que as séries de livros cresçam com eles." Meg Cabot aponta outra razão para o sucesso desses títulos: as adaptações para o cinema.

Paula Giolito/Folhapress
Multidão de fãs adolescentes esperam a escritora Thalita Rebouças sair da Sala dos Autores, na Bienal
Multidão de fãs adolescentes esperam a escritora Thalita Rebouças sair da Sala dos Autores, na Bienal do Rio

FÓRMULA SECRETA

Segundo Meg, "O Diário da Princesa" (2001) trouxe novos leitores. "Se um filme tem o poder de transformar alguém em um leitor, como pode ser ruim?"

Thalita Rebouças (Rocco) já vendeu três de seus livros para a telona. Lauren Kate também está na expectativa: o primeiro "Fallen" estreia em 2012.

"Assim como os adultos, adolescentes querem se divertir", diz Meg. "E precisam de uma boa história com personagens fortes para isso." Sobre a "fórmula secreta" de um best-seller, Thalita diz que se transforma em uma garota de 14 anos quando escreve para elas. "Temos de derrubar a máxima de que adolescentes odeiam ler", afirma. "Eles estão lendo cada vez mais!"

*

MEG CABOT
Autora da série "O Diário da Princesa", acredita no poder das adaptações de obras para o cinema

LAUREN KATE
Atual queridinha dos teens que curtem histórias românticas misturadas com fantasia, como "Fallen"

THALITA REBOUÇAS
A escritora brasileira já vendeu cerca de 1 milhão de exemplares e tem como missão mostrar que livros são bacanas

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter

Publicidade

  • Carregando...

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página