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Brainstorm

Ideias compartilhadas

Pablo de Arteaga
sócio da agência Leo Burnett

Como serelacionar com um cliente insuportável?

O vice-presidente de atendimento da agência de publicidade Leo Burnett, Pablo de Arteaga, diz que considera bonito quando consegue reverter uma situação ruim com um cliente. Perder uma relação antiga só deve acontecer quando não houver mais confiança entre as partes. "Aí é como ir a um médico no qual não se acredita."

NOS OLHOS DO OUTRO

Se ele está sendo muito intransigente, o primeiro a fazer é tentar entender a lógica do que ele está falando sem se importar com a forma como ele está colocando as posições dele. Ele irá notar o esforço

SEJA ESPELHO

Se a conversa está tensa, repita a colocação que ele fez com as mesmas palavras. Ele vê que você escutou e tem que ouvir da boca de outra pessoa o que ele disse. Na maioria dos casos, ele se reposiciona

MODO DE SOBREVIVÊNCIA

Não é bom deixá-lo acuado, no que chamo de modo de sobrevivência. Isso leva a um embate. Para que isso não aconteça, adapte a conversa ao estilo dele, à maneira como o cliente prefere raciocinar

ANALISE O SUJEITO

É preciso treinar para saber identificar o tipo de personalidade de cada interlocutor. Ter na cabeça alguns padrões de comportamento ajuda a entender as pessoas


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