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Internautas clicam em banner por engano, diz estudo

DE SÃO PAULO

Metade dos internautas clicam em um banner on-line por engano, e não por terem interesse no produto.

Ted McConnel, da Fundação para a Pesquisa em Publicidade, criou um anúncio em branco, que direcionava a uma pergunta: "Você se enganou ou estava curioso?". Os cliques foram o dobro da média de uma publicidade comum. Normalmente, 0,03% dos internautas que veem o anúncio clicam nele --ou seja, a cada 10 mil visitantes, cerca de três clicam.

Metade dos que acessaram o banner em branco responderam estar curiosos, e a outra metade, enganada, sem perceber que se tratava de publicidade. Isso é um problema porque é pelo número de cliques que as empresas pagam o site ou rede social nos quais anunciam.

Além dos cliques por engano, no marketing on-line é comum outro tipo de ruído: robôs programados para fazer cliques. Há programas de computador e pessoas que fazem isso por dinheiro, diz Maurício Salvador, da associação de comércio eletrônico. "Facebook e Google precisam resolver isso."

Segundo ele, por mais que a tecnologia melhore, os fraudadores de cliques estão sempre à frente.


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