Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Desktop

Vitrine infinita

FILIPE OLIVEIRA DE SÃO PAULO

A Vitrinepix quer ter como clientes os fãs de cantores, filmes e outros produtos culturais que fazem as pessoas buscarem imagens de seus ídolos e ícones preferidos.

No site da empresa, qualquer pessoa pode criar e vender camisetas customizadas, enviando as imagens que deseja estampar nelas. A seguir, as peças ficam expostas na loja virtual da empresa e a pessoa que enviou a estampa recebe pelas vendas.

Agora a Vitrinepix busca reforçar sua atuação com agências de licenciamento, para vender produtos oficiais. Entre os parceiros conquistados está a gravadora Biscoito Fino, que tem em seu portfólio o cantor Chico Buarque.

Viviane Mendes, 35, fundadora da empresa, explica que as camisetas em exposição no site não ficam em estoque, mas são produzidas sob demanda, após a compra.

Quem criou a estampa pode definir sua margem de lucro (até R$ 10 acima do preço de produção da camiseta). O preço inicial fica em torno de R$ 30, mas varia de acordo com o tamanho e a posição da estampa.

Entre as vantagens do modelo de negócios, diz ela, está a possibilidade de criar estampas logo que uma foto é feita --durante um show, por exemplo. "Permitimos que as licenciadoras coloquem 200 modelos à disposição."

A Vitrinepix é responsável tanto pela plataforma de criação e venda de roupas como também pela produção das camisetas. Para isso, usa impressoras têxteis digitais, que têm custo entre R$ 100 mil e R$ 1 milhão.

Segundo Mendes, cada imagem leva cerca de dois minutos para ser impressa em uma camiseta, sendo que alguns dos equipamentos podem imprimir várias simultaneamente e com diferentes estampas. Mesmo assim, a produção sob demanda tem um custo por peça mais alto do que na indústria convencional, diz.

Em 2012, a empresa recebeu investimento do fundo e.Bricks Digital para ampliar a produção.

ATRAENTE

Criativa, a estratégia possibilita um envolvimento claro com os consumidores e oportunidades para outras empresas que utilizem a plataforma

CONCORRÊNCIA

Não existe nenhuma barreira de entrada para que a ideia da empresa e o processo de produção sejam rapidamente copiados por possíveis concorrentes


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página