Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Empresas aderem com força à moda das bermudas no trabalho

Cerca de 600 negócios estão em site que incentiva uso da peça

DE SÃO PAULO

O site BermudaSim, que incentiva o uso de um traje mais informal no trabalho, está no ar há pouco mais de um mês. Nesse tempo, 600 empresas buscaram os organizadores para dizer que liberaram seus funcionários para usar bermudas no escritório.

"Já ia fazer sucesso, mas a gente deu sorte de ser o verão mais quente em 70 anos", diz Ricardo Rulière, 26, um dos idealizadores da página. Pelo BermudaSim é possível enviar a chefes mensagens anônimas que defendem uma roupa mais adequada ao clima desta época do ano.

Rulière conta que as primeiras empresas a permitir o uso de bermudas foram agências publicitárias.

Adriano Eliezer, 26, gerente de planejamento da Young & Rubican diz que, no passado, às vezes algum funcionário ia de bermuda, mas eram exceções. "Recentemente recebemos um comunicado do RH dizendo que poderíamos começar a vir de bermuda porque está muito quente."

Em um segundo momento, negócios de outros segmentos seguiram a tendência, afirma Rulière. Ele lembra que até em tribunais de Justiça suspenderam a obrigatoriedade do uso de terno e gravata.

AGORA É MODA

Os funcionários "ficam mais satisfeitos, isso é perceptível", diz Cristiano Brasil, 36, diretor de RH da Totvs, que, por uma coincidência, aderiu a uma maneira de vestir mais informal justamente nesse período. "Nós fizemos um reposicionamento para nos tornarmos uma empresa mais simples e mais conectada à geração mais jovem no fim do ano passado."

Thiago Flores, 32, diretor executivo do Zoom, uma empresa de comparação de preços on-line, conta que no trabalho dele já se usa bermuda há mais tempo e que, até pouco, isso causava estranhamento. Mas neste verão isso passou a ser aceitável e visto como algo comum e corriqueiro, afirma o executivo.

"Já houve profissionais que vieram fazer entrevistas [para uma vaga em aberto] e viram que aqui se usa bermuda. Eles comentaram que isso era legal", conta Flores.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página