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A arte do conflito

Discussões podem ensinar profissional a argumentar e a ser mais persuasivo, competências altamente desejáveis

Pense em um mundo sem conflitos. Isso não existe! Eles fazem parte das relações humanas e surgirão sempre que houver objetivos e interesses divergentes. O ambiente profissional, sem dúvidas, reúne condições excelentes para que essas situações aconteçam, pois as pessoas pensam de modo diferente, possuem crenças e valores diversos, percebem situações e reagem a elas de maneiras distintas --mas trabalham juntas no mesmo ambiente e precisam trazer resultados para os negócios, juntas. Mas isso pode ser bom.

São os conflitos que movimentam a troca de ideias e o avanço em muitas áreas do conhecimento. Só evoluímos quando conseguimos fundamentar ideias e argumentar sobre propostas de maneira convincente.

Quando as disputas acontecem entre grupos, fortalecem o espírito de equipe e a capacidade de lutar por objetivos comuns. Individualmente, desenvolvem a capacidade de argumentar, influenciar e persuadir, que também são competências altamente desejadas profissionalmente.

Entretanto, para prejuízo de muitos projetos, muitos conflitos não evoluem para uma solução e geram enorme perda de tempo e desgastes emocionais, causando ineficiência e perdas financeiras. Alguns aspectos que podem facilitar a resolução dos conflitos de maneira eficaz são:

-- Interesse genuíno em conhecer o ponto de vista dos outros envolvidos.

-- Clareza e transparência em relação aos objetivos, propósitos e, principalmente, interesses pessoais e profissionais da proposta. Essa motivação nem sempre está explícita, o que dificulta o encaminhamento para a resolução.

-- Comunicação assertiva com todos os envolvidos. Com isso quero dizer que é importante ser sincero e respeitar os sentimentos dos outros, demonstrando consideração por suas opiniões: evite ironias, sarcasmo ou agressividade.

-- Paciência e tolerância com ideias e valores que não sejam exatamente iguais aos seus, pois é possível aprender com as diferenças. Ninguém é dono da verdade. Essa consciência pode trazer sensíveis melhorias também para o ambiente profissional, além de otimizar os resultados.


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