Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Brainstorm

Ideias compartilhadas

Como entender o que o meu cliente quer?

Para entender os desejos dos consumidores, o empresário deve tentar se colocar no lugar deles ou de quem lida diretamente com eles. "A pessoa tem um restaurante, mas nunca foi garçonete. É bom tentar fazer isso para entender os problemas do lugar", diz Yoel Lenti Berrospi, 33, diretor da consultoria de inovação Insitum Brasil.

Yoel Lenti Berrospi diretor da Insitum Brasil

PROCURAÇÃO

Vale a pena perguntar aos clientes mais recorrentes o que eles acham do serviço. Mas, para que eles não se sintam tentados a mentir para agradá-lo, peça para uma outra pessoa fazer esse questionamento

USE A TECNOLOGIA

Plataformas como SurveyMonkey e Google Forms permitem fazer questionários rápidos pela internet. O aplicativo Dscout serve para formular perguntas ou pedir que clientes enviem fotos

INCORPORE

Na análise de dados, dividimos papéis: um de nós incorpora o que foi relatado, outro analisa as informações, e terceiro, como isso afeta os negócios. Isso evita que todos fiquem falando a mesma coisa

UM, DOIS, TRÊS, SOM

Sempre que possível, faça um protótipo do seu produto antes de falar com o consumidor. Faça testes. As pessoas costumam opinar melhor quando têm algo pela frente, algo tangível


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página