Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Menos confiantes, brasileiros são mais cautelosos que americanos

Pesquisa indica diferenças de personalidade entre profissionais

DE SÃO PAULO

Os profissionais brasileiros são mais arrogantes e cautelosos, enquanto os americanos são mais autoconfiantes, altruístas e ambiciosos. O resultado é de um levantamento das consultorias Ateliê RH e Hogan Assessments.

A pesquisa reuniu os resultados de 369,4 mil testes de personalidade de candidatos a emprego realizados pela Hogan Assessments no Brasil e nos Estados Unidos durante dez anos.

Entre os quesitos analisados, o ajustamento, que é a capacidade de lidar bem com pressões e confiar no próprio trabalho, foi a que teve maior diferença. Enquanto 68,9% dos americanos apresentam a característica, o índice entre os brasileiros é de 42,8%.

Para Roberto Santos, diretor da Ateliê RH, as diferenças de perfil têm relação com as diferenças culturais dos dois países. "No mercado de trabalho americano, o profissional tem mais autonomia."

O estudo também mostrou que os brasileiros são mais arrogantes. Para Paulo Feldmann, autor do livro "Empresas Latino-Americanas: Oportunidades e Ameaças no Mundo Globalizado" (Editora Atlas), sobre as diferenças de gestão das companhias na região, falta humildade ao profissional do Brasil. "Tendemos a colocar a culpa dos erros nos outros."

Isso pode ser explicado pelo medo do fracasso, diz. "No Brasil, o fracasso é punido severamente: seu nome fica sujo pelo resto da vida. Nos Estados Unidos, não".

Já no quesito ambição, os americanos saem na frente. Para Santos, eles são mais movidos pelo poder e se arriscam mais.

Esse pode ser um dos motivos que levam os brasileiros a serem mais cautelosos, como mostra a pesquisa. "O brasileiro tem horror a correr riscos", diz Feldmann.

A surpresa ficou por conta da sensibilidade interpessoal. Ainda que o estereótipo do brasileiro seja de povo amigável, os americanos mostraram mais essa característica. "É curioso, porque eles não costumam ser como os brasileiros: gentis e educados", diz Feldmann.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página