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Uso do jogo 'SimCity' faz universitários terem notas maiores

Game que simula gestão de cidade pode ser usado em áreas como contabilidade e administração

DE SÃO PAULO

O game "SimCity", em que o usuário simula a administração de uma cidade, pode melhorar o desempenho de estudantes universitários. Segundo uma pesquisa feita na USP, o jogo faz com que os alunos entendam melhor como administrar recursos e planejar gastos.

No estudo, feito para obtenção de título de doutor, o professor Marcos Roberto Pinto avaliou 92 alunos da disciplina de contabilidade governamental da UFRJ, onde ele dá aulas.

Primeiro, aplicou um teste sobre planejamento de governo para os estudantes e depois pediu que 55 deles jogassem o game e avaliassem recursos como infraestrutura, zoneamento, energia, água e educação. Os demais não utilizaram o "SimCity".

Segundo a pesquisa, quem fez uso do jogo teve aumento médio de 210% na nota em um exame aplicado após a experiência. O outro grupo teve pontuação bem menor, com 35% de alta.

"O uso do jogo eletrônico é um forte aliado no ensino de um público que já nasceu sob influência digital", diz o especialista.

O professor explica que as notas foram melhores porque o produto faz com que os alunos compreendam melhor como a teoria pode ser aplicada na prática.

Para ele, é possível usar esse tipo de game em cursos como geografia, arquitetura, administração e sociologia.

"O game possibilita até que moradores virtuais protestem e professores podem entrar em greve. É a simulação da gestão pública", diz.

Na visão de Ysmar Vianna, presidente da consultoria MJV e um dos autores do livrio "Gamification, Inc." (MJV Press), o mais comum hoje é que empresas e escolas produzam seus próprios jogos educacionais. Por isso, diz que a iniciativa de usar um game já existente é inovadora.


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