Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O mentor

TALES ANDREASSI tales1@uol.com.br

Inovação pós-Copa

Já que a final perdeu um pouco a graça, use o dia para pensar seriamente sobre como inovar no seu negócio

Para a maioria dos empreendedores, a Copa acaba sendo um tiro no pé. Vários conhecidos meus, comerciantes, afirmaram que em dia de jogo ninguém entrava em suas lojas. De fato, quem é que vai comprar um sapato em dia de jogo? O caos no trânsito, a confusão pós-partida e aquela tensão toda no ar acabam intimidando qualquer um.

Mas, afinal, qual o legado desta Copa para o empreendedorismo? No curto prazo, os ganhos foram poucos. Alguns setores faturaram com a vinda dos turistas, como hotéis ou restaurantes, mas o problema é que tal benefício durou um mês apenas.

O maior legado, a meu ver, foi em relação à imagem do país. Apesar do fiasco da nossa seleção, mostramos que soubemos organizar o evento, ao contrário do que muitos esperavam.

Os turistas saem daqui com uma percepção positiva do Brasil, que foi capaz de organizar uma Copa sem violência, com muita festa e com o povo tratando o visitante de forma educada e respeitosa.

Assim, é bem capaz que uma boa parcela das 600 mil pessoas que nos visitaram retornem, trazendo amigos e familiares. A Copa da África do Sul, por exemplo, fez com que o turismo no país crescesse anualmente a taxas que são quase o dobro da média mundial.

Para os empreendedores, agora é hora de retomar o negócio e começar a planejar o próximo semestre, que, aliás, não vai ser um muito fácil, pois a incerteza das eleições de outubro pode fazer com que os consumidores se retraiam um pouco. Portanto, é hora de produtos ou serviços com algum diferencial ou inovação.

Já que o jogo final perdeu um pouco a graça, reserve este domingo para pensar na sua empresa, mas pensar a fundo mesmo, sobre como você pode inovar. É isso que irá levá-la a outro patamar. Em vez de debater os esquemas táticos do Felipão, discuta com seus amigos as estratégias de seu negócio, peça sugestões e ouça a opinião dos outros.

Como disse Drummond quando o Brasil perdeu o Mundial de 1982, "a Copa do Mundo acabou para nós, mas o mundo não acabou. E há um lindo sol lá fora, o sol de nós todos". Um sol de oportunidades para você, empreendedor, transformar esse país em um país melhor.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página