Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Freelancers para programação são os mais buscados no Brasil

Cresce a demanda por trabalhos autônomos de marketing digital

DE SÃO PAULO

Programadores e desenvolvedores de sites são os profissionais freelancers mais procurados em sites de vagas especializados nos setores de tecnologia e comunicação. Mas a área de marketing digital é a que mais cresce.

Dados do Freelancer.com mostram que 4% das vagas brasileiras disponíveis no site buscam programadores. Outras 1,5% são para criadores de websites. Há mais de 700 categorias profissionais no portal.

"Houve uma época em que profissionais de tradução também eram muito procurados. Mas o que vimos, principalmente com a Copa do Mundo no Brasil, é que cresceu a busca por profissionais brasileiros da área de marketing digital", afirma Sebastian Siseles, 37, diretor regional da empresa.

Outra mudança despertou a atenção de Siseles. "Quando chegamos ao Brasil, os países que mais contratavam freelancers brasileiros eram Estados Unidos, Reino Unido e Canadá. Hoje, o Brasil ocupa a segunda posição desse ranking", explica.

No Prolancer, site de vagas para freelancers criado por Sergio Baiges, 35, os profissionais mais demandados são os mesmos. Ele afirma que, com novas tecnologias para aplicativos e internet, é natural que a procura por esses profissionais cresça.

Ainda assim, Baiges conta que a maior parte dos profissionais cadastrados no site busca vagas de revisores, redatores e tradutores. "Historicamente, essa categoria sempre foi a maior."

A vice-presidente da ABRH-Nacional, Elaine Saad, diz acreditar que os sites de vaga para freelancers abriram novas oportunidades para esses profissionais. "Antes, as contratações se davam mais por indicação", diz.

Para disputar as vagas, Baiges afirma que o candidato precisa se destacar nas avaliações que recebe dos empregadores. "As empresas ficam muito de olho no histórico desse profissional."

Já Siseles, afirma que o candidato deve focar sua atenção em um segmento específico. "Não adianta se cadastrar e enviar ofertas para todas as vagas. Concentre-se em uma área específica, faça contatos e se fortaleça nela."

Para Saad, esse tipo de seleção não deixa muito tempo para apresentações e a escolha acaba sendo, muitas vezes, por preço. "Mesmo assim, faça uma apresentação resumindo os projetos que já realizou e os resultados."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página