Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O Mentor

TALES ANDREASSI tales1@uol.com.br

Empreender mais

Problemas no nosso ensino originam uma mão de obra com qualificação muito ruim, minando o empreendedorismo

No início do mês foi publicada a lei que altera o Simples Nacional, permitindo que empresas atuantes em 142 atividades antes não contempladas, possam agora se beneficiar desta lei.

Pelas regras do Simples, empresas com faturamento anual menor do que R$ 3,6 milhões podem pagar oito tributos em apenas um boleto.

Essa iniciativa, aliada ao MEI (Microempreendedor Individual), que legalizou mais de 4 milhões os empreendedores com faturamento anual de no máximo R$ 60 mil, foram duas ações do governo do PT que contribuíram para melhorar a situação do empreendedor brasileiro. No entanto, muito ainda precisa ser feito.

A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, uma iniciativa conjunta do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), do Sebrae e da FGV, revela que a situação da pequena empresa ainda é complicada no Brasil.

O principal problema apontado pelos especialistas consultados foi a baixa atenção à criatividade, inovação e iniciativa pessoal dada pelas escolas do ensino fundamental e médio, o que acaba originando uma mão de obra com baixíssima qualificação.

Outro problema apontado foi a burocracia e a carga tributária elevada para empresas novas e em crescimento.

De fato, dependendo do setor de atuação, levam-se alguns anos para obter licenças específicas. Por fim, os especialistas ouvidos apontaram também a dificuldade de se transferir tecnologia da universidade para o mundo empresarial.

Agora que a corrida eleitoral começou, chegou a hora de você, empreendedor, começar a lutar pelos seus direitos.

Procure verificar quais candidatos tratam da questão da pequena empresa em suas plataformas, familiarize-se com suas propostas, analise o histórico dos candidatos e o que eles já fizeram em prol do empreendedorismo.

Anote as promessas feitas durante a campanha para que depois seja possível cobrá-las, caso seu candidato seja de fato eleito. É assim que nós iremos criar um país com melhores e mais estáveis condições para se empreender.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página