Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Carreiras e Empregos

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Organograma

Tempos voláteis

Use o bom momento do mercado para investir em qualificação e em relacionamentos profissionais

Muita gente pensa que gerenciar a carreira implica procurar emprego. Errado! A gestão da carreira exige investimentos constantes em formação, reciclagem, relacionamento e visibilidade.

Estamos em um momento em que não dá para descuidar da gestão da carreira, pois há uma crise lá fora e a história nos mostra que esses períodos são cíclicos. Hoje estamos vivendo, segundo alguns especialistas, o "pleno emprego", mas quanto tempo essa maré boa vai durar?

Justamente quando os tempos são bons é necessário investir no desenvolvimento e na manutenção dos relacionamentos: manter contato com ex-colegas de trabalho e de faculdade e com ex-superiores, assim como frequentar ambientes que possam ampliar conhecimentos -feiras, eventos, associações, palestras -em áreas que sejam promissoras.

Deixe pessoas estratégicas, como gestores e diretores, saberem dos seus novos investimentos em educação. Pode ser pós-graduação, especialização ou mesmo um curso de idiomas. O importante é não ficar parado.

Estabeleça um plano de ação. Não espere a empresa oferecer um programa: antecipe-se e leve seus planos ao seu gestor. Se conseguir apoio da empresa, ótimo. Caso contrário, tome a iniciativa.

Profissionais bem qualificados -ou seja, com boa formação e sólidos conhecimentos do mercado em que atuam- e que são bem relacionados têm muito mais chances de se dar bem no caso de uma reviravolta no mercado. Não é promessa, nem ameaça, mas, sim, uma questão de planejamento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página