Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Agência dedicada à Aids faz dez anos e inaugura exposição

MARIANA LENHARO COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Há dez anos, a jornalista Roseli Tardelli, 52, fundava a primeira agência de notícias dedicada exclusivamente à Aids no Brasil. Mas sua história com a doença havia começado antes.

Em 1993, seu irmão mais novo, o tradutor Sérgio Tardelli, passou a ter os primeiros sintomas da Aids, doença da qual morreria em 1994.

Ontem, foi inaugurada uma exposição na Câmara Municipal de São Paulo para comemorar o aniversário da Agência de Notícias da Aids. A ideia é relembrar dez boas notícias publicadas sobre a doença na última década.

Em 2006, por exemplo, a novidade era a aprovação do primeiro medicamento "três em um" contra Aids. Em 2011, o número de novas infecções havia estabilizado no mundo. Em março passado, a notícia sobre a cura de um bebê americano despertava boas perspectivas para o desenvolvimento de novas estratégias de tratamento.

Hoje, a agência tem cerca de 200 mil acessos mensais e fornece informações para o público leigo, os profissionais da saúde e a imprensa.

"A Agência Aids é refém de uma causa, não de um governo, de uma ONG, de uma empresa ou de qualquer interesse", diz Roseli Tardelli que, em dezembro, lançará um livro sobre sua história e a agência pela editora Senac.

AIDS: AS MELHORES NOTÍCIAS DA DÉCADA
LOCAL Câmara Municipal de São Paulo (viaduro Jacareí, 100)
DATA até 24/5, das 10h às 17h


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página