Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Segundo americano a orbitar a Terra morre aos 88 anos

Scott Carpenter, tripulante de um voo espacial em 1962, morreu ontem em Denver

DO "NEW YORK TIMES"

Scott Carpenter, tripulante de um voo espacial em 1962 que o tornou o segundo americano a orbitar a Terra, morreu ontem aos 88 anos em Denver, no Colorado (EUA).

O ex-astronauta era um dos dois últimos sobreviventes do primeiro programa americano de voos espaciais tripulados, o Projeto Mercury.

Seu voo ficou marcado pelo suspense na reentrada na Terra. Após ter tido problemas técnicos, sua cápsula aterrissou longe do local previsto, perto de Porto Rico, deixando o país ansioso para saber se ele havia sobrevivido.

A morte de Carpenter foi anunciada por sua mulher, Patty, que não mencionou a causa. O astronauta estava internado, vítima de um acidente vascular cerebral.

O último sobrevivente do programa Mercury, agora, é John Glenn Jr., 92, primeiro americano a ir para o espaço e ex-senador por Ohio.

Carpenter foi o quarto americano no espaço e o quarto humano a orbitar a Terra. Antes dele, os americanos Alan Shepard e Virgil Grissom já haviam voado em espaçonaves Gemini. E, antes disso, em 1961, dois russos, Iuri Gagarin e Gherman Titov, orbitaram a Terra.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página