Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Plantão Médico

JULIO ABRAMCZYK - julio@uol.com

Um equipamento indispensável ao ciclista

O número de ciclistas está aumentando em São Paulo. E usar a bicicleta no passeio ou para ir ao trabalho, sem o capacete protetor para a cabeça, é um risco que pode resultar em graves sequelas, no caso de acidente no percurso.

Estudo com 240 crianças e adolescentes acidentados, realizado pela médica Vera Lúcia Venâncio Gaspar em Minas Gerais há alguns anos, mostrou predomínio da ocorrência com bicicletas (44,6%). E nenhum ciclista usava capacete.

No site da Sociedade Brasileira de Pediatria, a médica relata que a maioria das mortes de ciclistas é devido a traumatismo craniano. Por isso destaca a importância do capacete para diminuir a gravidade dos traumatismos cranianos, suas sequelas neurológicas e morte.

Para Vera Lúcia V. Gaspar, o capacete é um equipamento indispensável no uso da bicicleta e deve ser do tipo apropriado para o ciclista, que nunca deve abrir mão de seu emprego.

HOMENAGEM

O ex-presidente do Crosp (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), Emil Adib Razuk, será homenageado segunda-feira, dia 28, com a inauguração de clínica de especialização da Faculdade de Ciências Guarulhos, que receberá seu nome.

O ato será realizado durante o 1º Congresso Acadêmico de Odontologia da faculdade. Razuk exerceu a presidência do Crosp nos períodos de 1988 a 1996 e de 2001 a abril deste ano.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página