Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Revista brasileira que aceitou estudo falso se defende

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

De acordo com Francisco Moura Duarte, editor-chefe da revista brasileira "Genetics and Molecular Research" --a única do país a ser apontada pela "Science" entre as que aceitaram o artigo científico fajuto criado pela publicação americana--, a repercussão do artigo foi pequena, "quase nenhuma".

Duarte afirma que o estudo falso foi aceito "preliminarmente", para cobrir os custos da revisão e da publicação.

"Fazemos isso porque muitas vezes, depois de todo o trabalho de revisão, o autor acaba retirando o artigo e publicando o material em outra revista, então isso é uma forma de segurá-lo' e evitar o desperdício dos nossos recursos", explicou. "Se o artigo acaba não sendo aceito, nós devolvemos o dinheiro."

O editor da revista brasileira diz que foi aos EUA para consultar advogados sobre uma possível ação legal contra a "Science", mas acabou desistindo.

"Esse pessoal é muito poderoso, e a lei americana é frouxa nesse sentido."

Em carta enviada por ele à publicação americana, o pesquisador diz que outras revistas sérias também poderiam ter sido prejudicadas pela maneira como o "trote" foi conduzido.

"Nós não publicamos artigos fraudulentos, enquanto a própria Science' andou fazendo isso."

Em comunicado, a "Science" disse que o objetivo era avaliar se os periódicos honram o compromisso de avaliar rigorosamente os artigos e encaminhou o e-mail enviado pela revista brasileira que dizia que o artigo havia sido aceito e seria avaliado após o pagamento.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página