Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Desmate na Amazônia tem tendência de queda

Sistema do Inpe utilizado para alertar fiscalização estima redução de 19% em um ano

(AGUIRRE TALENTO) DE BRASÍLIA

O Ministério do Meio Ambiente vê uma tendência de redução nos índices de desmatamento da Amazônia para este ano, que haviam aumentado no ano passado.

O Deter, sistema de monitoramento por satélite do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), registrou queda de 19% nos alertas de desmatamento entre agosto de 2013 e janeiro de 2014, comparado com o mesmo período no ano passado. Foram registrados alertas em 1.163 km² neste ano, contra 1.428 km² no período anterior.

Os dados, que foram divulgados ontem, porém, não medem o desmatamento com precisão. O objetivo do Deter é alertar a fiscalização. A medição do desmatamento propriamente dito é feita pelo Prodes (Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica por Satélites), cujo último resultado foi divulgado em novembro do ano passado e apontou alta de 28%.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, diz que houve intensificação da fiscalização, com uso de veículos aéreos não tripulados para melhorar o alcance do monitoramento. Tradicionalmente, porém, após janeiro a tendência é haver pressão para aumento no desmate.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página