Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

• Tamanho da Letra
  • Comunicar Erros

Telescópio observa expansão violenta do início do Universo

Descoberta saiu de sinais de ondas gravitacionais, perturbação do espaço prevista por Albert Einstein

Instrumento usado no trabalho foi instalado na Antártida e venceu corrida contra pesquisa que conta com satélite

SALVADOR NOGUEIRA COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um grupo americano de cientistas detectou sinais que remontam à primeira fração de segundo da existência do Universo, indicando que ele de fato passou por uma expansão explosiva em seus momentos iniciais.

O anúncio literalmente bombástico confirma uma das hipóteses mais tradicionais para explicar como o Universo pode ter a configuração que tem hoje, sem que a gravidade o consumisse logo após o seu surgimento.

É o que os cosmólogos chamam de "inflação cósmica". Ela presume que, numa fração de segundo após o Big Bang, o Cosmo teria se expandido violentamente --numa velocidade maior que a da luz.

Depois dessa grande estilingada primordial, o espaço teria tido uma expansão num ritmo mais modesto, evidenciado pelo fato de que as galáxias parecem estar todas se afastando umas das outras.

A inflação é uma ideia lançada pelo físico Alan Guth em 1981, na Universidade Stanford, na Califórnia. Era uma solução para viabilizar a compreensão do Universo atual a partir do Big Bang, mas sem provas concretas. Até agora.

O resultado obtido pelo experimento, chamado Bicep2, consiste no exame de um "eco" luminoso gerado pelo Big Bang, a chamada radiação cósmica de fundo, produzida quando o Universo tinha só 380 mil anos.

Até aquele momento, o Cosmo era denso demais para que as partículas de luz conseguissem transitar desimpedidas. Com a expansão, uma hora a luz finalmente começou a transitar sem esbarrar em nada. A radiação cósmica de fundo é o conjunto dessas primeiras partículas luminosas livres pelo espaço.

TSUNAMI CÓSMICO

O que se descobriu agora são padrões específicos que as partículas de luz adquiriram ao interagir com a brutal força gravitacional envolvidas no processo da inflação.

É como se o súbito inchaço cósmico, numa fração de segundo após o Big Bang, gerasse tsunamis no próprio tecido do espaço, que por sua vez torceriam a polaridade das partículas da radiação cósmica de fundo. São as chamadas ondas gravitacionais, previstas por Einstein.

Ao enxergar esses padrões, a equipe de John Kovac, do Centro Harvard-Smithsonian para Astrofísica, identificou os efeitos gravitacionais da inflação. As observações que permitiram a descoberta foram feitas pelo telescópio do Bicep2, na Antártida, onde a visibilidade é excepcional.

"O polo Sul é o mais próximo que você pode chegar do espaço e ainda estar no chão", disse Kovac ontem.

Uma das surpresas do achado é que ele não foi feito antes pelo satélite europeu Planck, projetado para estudar a radiação cósmica.

"Trata-se de uma descoberta tão importante que exige cautela", afirma Odylio Aguiar, físico da USP não envolvido no experimento. "A gente tem que esperar a equipe do Planck se manifestar."

Uma vez confirmado, o resultado pode revolucionar a compreensão do Universo. Um aspecto importante dos novos dados observacionais é que eles têm uma ligação tão grande com a gravidade quanto com as forças da física quântica, que são teoricamente incompatíveis.

Seja o que for que o futuro reserva aos físicos, é fato que nunca a ciência chegou tão perto do momento em que o Universo como o conhecemos nasceu. Tão próximos quanto o primeiro segundo.