Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cientistas fazem teletransporte de dados de maneira confiável

Transmissão ocorreu entre dois bits quânticos separados por 3 metros

DO "NEW YORK TIMES"

Em um estudo publicado na revista "Science", físicos do Instituto Kavli de Nanociência, na Holanda, relatam que conseguiram teletransportar informações entre dois bits quânticos separados a três metros de distância.

O teletransporte quântico ainda não é o mesmo tipo de transporte de "Star Trek"; na verdade, ele envolve a transferência de informações quânticas de um lugar para outro sem mover a matéria física à qual estão ligadas.

A computação é toda organizada em bits, pacotes de informação binária que representam os valores 1 e 0.

Já a computação quântica propõe usar propriedades de partículas elementares, como os elétrons, para criar um bit quântico, capaz de registrar 1, 0 ou "ambos". Isso significa que a partícula pode existir em uma "sobreposição" de dois estados. E, na prática, poderia resultar em computadores com processamento incrivelmente mais rápido.

Em 2009, pesquisadores dos EUA conseguiram teletransportar um átomo, ou seja, matéria, entre dois locais. O teletransporte de informação quântica também já havia sido anunciado, mas a transmissão era incerta.

Agora, os cientistas afirmam que conseguiram o teletransporte preciso de informações quânticas em pequenas distâncias ao produzir bits quânticos presos em diamantes em temperaturas extremamente baixas. Os diamantes criam "miniprisões" nas quais os elétrons são presos. Os cientistas, então, puderam estabelecer um valor para os elétrons e ler esse dado de maneira confiável.

Isso significa que os pesquisadores estão mais perto de provar que Albert Einstein estava errado por não acreditar na noção de emaranhamento, na qual partículas separadas por anos-luz podem ainda parecer conectadas e o estado de uma partícula afeta o da outra ao mesmo tempo.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página