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Maço sem logotipo reduz fumo na Austrália
Números são do escritório de estatísticas do país; indústria do tabaco contesta resultado
A lei australiana que proibiu logotipos nos maços de cigarros e impôs a inclusão de imagens explícitas de fumantes doentes parece estar funcionando, apesar de os fabricantes afirmarem que os negócios vão muito bem.
O escritório de estatísticas australiano disse que o consumo doméstico de produtos de tabaco caiu 4,9% em 12 meses e gerou uma queda de 0,1% no PIB no primeiro trimestre deste ano. Economistas do Commonwealth Bank disseram que o consumo de cigarros e tabaco caiu 7,6% no primeiro trimestre.
Embora os dados divulgados não indiquem a rapidez da mudança, eles ilustram que o consumo total diminui, afirma o escritório, que deixou claro que as cifras podem ser sujeitas a revisões sazonais.
"Estamos vendo uma tendência muito animadora", disse Mike Daube, professor de política de saúde na Universidade Curtin. Stephan Koukoulas, da Market Economics, de Canberra, concordou que o consumo de tabaco parece ter caído
Mas a British American Tobacco Australia disse que o volume de vendas cresceu. O porta-voz da empresa afirmou que os dados da indústria mostram que a queda no número de fumantes "se desacelerou em mais de meio ponto, caindo para 1,4%", desde a adoção dos maços simples. A empresa domina cerca de 45% do mercado australiano de 3,5 milhões de fumantes e disse que os dados relativos às vendas são compilados por um terceiro e não podem ser divulgados.
Tradução de Clara Allain