Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Número de infectados pode chegar a 20 mil

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS DE SÃO PAULO

O número de infectados pelo vírus do ebola na África Ocidental pode chegar a 20 mil, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), que lançou nesta quinta-feira (28) um plano para conter a epidemia dentro de um prazo de seis a nove meses. A ação deve custar cerca de US$ 500 milhões.

A projeção é feita com base nos dados de crescimento, pico e estagnação das últimas epidemias, segundo o infectologista Esper Kallás.

A OMS estima ainda que o número de casos pode ser até quatro vezes maior do que o registrado.

Até o dia 26, morreram 1.552 pessoas das 3.069 que contraíram o ebola em quatro países da África --Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria.

Na Nigéria, um médico infectado morreu nesta quinta-feira (28) na cidade de Port Harcourt, o que o torna a primeira vítima registrada fora de Lagos, maior cidade do país, onde cinco pessoas morreram por causa da doença.

A vítima tratou um nigeriano que morreu após ter tido contato com Patrick Sawyer, primeira vítima do vírus no país.

VACINA

Os NIH (Institutos Nacionais de Saúde dos EUA) anunciaram nesta quinta que uma vacina experimental contra o ebola começará a ser testada na semana que vem.

A imunização foi desenvolvida pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e pela farmacêutica GlaxoSmithKline. O teste inicial será feito com 20 adultos saudáveis para avaliar se a vacina é segura e se desencadeará a resposta certa no sistema imune.

Segundo os pesquisadores, a vacina não pode infectar os voluntários com o ebola. Os resultados devem ser obtidos apenas no fim do ano. Se a imunização funcionar, os principais alvos serão os profissionais da saúde --mais de 240 já foram infectados.

Os testes começarão a ser feitos nos Estados Unidos. Em setembro, os NIH e uma equipe britânica vão testar a vacina em cem pessoas do Reino Unido e depois os testes serão em Gâmbia e no Mali.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página