Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cientista que se vestiu de urso leva o Ig Nobel

Biólogo ganhou um dos dez prêmios de 2014 dados a estudos inusitados

Láurea satírica também foi para descoberta de que cães tendem a alinhar corpo a campo magnético ao defecar

RAFAEL GARCIA DE SÃO PAULO

O Prêmio Ig Nobel, a maior láurea humorística da ciência, escolheu como vencedores em 2014 o biólogo que se fantasiou de urso polar para estudar a reação de renas no Ártico e o grupo que descobriu que cães tendem a alinhar o corpo com o campo magnético da Terra quando estão defecando.

O prêmio foi entregue em cerimônia ontem à noite na Universidade Harvard, em Cambridge (EUA). Foram dez trabalhos laureados, em categorias aleatórias.

Os vencedores do Ig Nobel de Física foram Kiyoshi Mabuchi e colegas, do Japão, que mediram o atrito entre uma sola de sapato e uma casca de banana, e entre uma casca de banana e o chão quando uma pessoa escorrega na casca.

Encarando a premiação com bom humor, a maioria dos premiados compareceu à cerimônia para receber o prêmio pessoalmente. A única instituição vencedora que não se manifestou foi o governo da Itália, premiado na categoria economia por pedir a países europeus que incluam prostituição e tráfico de drogas no cálculo do crescimento econômico regional.

A cerimônia em Harvard contou com momentos recreativos, como o concurso de arremesso de aviões de papel e uma ópera composta para a ocasião. Como o tema do prêmio deste ano era comida, a peça contava a história de um casal que passa a se alimentar de pílulas.

TOICINHO

Com exceção do prêmio Ig Nobel de Economia, todas as outras categorias tiveram como vencedores trabalhos publicados em periódicos científicos com revisão por pares. É uma espécie de selo de garantia de que as pesquisas mencionadas são trabalhos científicos chancelados pela comunidade acadêmica, feitos não apenas por piada.

O título do trabalho que ganhou em medicina é "Estancamento nasal com fatias de toicinho de porco como tratamento para epistaxe num paciente com trombastenia de Glanzmann". O estudo descreve um caso grave de sangramento nasal cessado com esse método inusitado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página