Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

• Tamanho da Letra
  • Comunicar Erros

Cientistas encontram fragmentos do bólido

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Pesquisadores da Universidade Federal dos Urais, na Rússia, afirmaram que encontraram fragmentos do meteorito que caiu na Rússia na madrugada de sexta-feira.

Segundo os cientistas, 53 pedaços do meteorito foram achados em volta do lago Tchebarkul, perto da cidade de Tcheliabinsk, e levados para os laboratórios da instituição. Análises preliminares mostram que a origem dos fragmentos é um asteroide pequeno.

"[Os fragmentos] são classificados como condritos normais, ou meteoritos rochosos, com um conteúdo de ferro de cerca de 10%", disse Viktor Grokhovsky, da Universidade Federal dos Urais e da Academia Russa de Ciências, à agência de notícias RIA.

NOMENCLATURA

Se um asteroide entra na atmosfera e produz um fenômeno luminoso, isso é chamado de meteoro. Se a pedra ou seus fragmentos sobrevivem ao atrito e chegam à superfície do planeta, passam então a ser chamados de meteoritos.

Desde o incidente, muitas informações diferentes sobre a natureza da rocha espacial já foram divulgadas. Agora, os cientistas trabalham com dados que devem ser mais próximos da realidade.

O asteroide tinha entre 15 e 17 metros e pesava impressionantes 10 mil toneladas.

Após entrar na atmosfera, o pedregulho do tamanho de um ônibus explodiu, formando uma gigantesca bola de fogo e liberando energia maior do que a das bombas atônicas de Hiroshima e Nagasaki.

Estima-se que ele tenha provocado US$ 33 milhões em em danos e deixado mais de 1.200 pessoas feridas.

De acordo com informações do governo russo, 46 pessoas continuam internadas com quadro considerado grave. A maioria se feriu com estilhaços de vidro.

Apesar dos estragos, já há muita gente querendo capitalizar com a descoberta dos fragmentos. Há quem avalie o valor de um grama do meteorito em US$ 2.200.