Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Ciência + Saúde

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Escola que revelou atores de "Colegas" atua em capacitação

JAIRO MARQUES DE SÃO PAULO

Na esteira da exposição do casal Ariel Goldenberg e Rita Pokk, que protagoniza o filme "Colegas", cresceu a procura por vagas na escola que formou os dois para o teatro e para terem maior desenvoltura na vida cotidiana: a Adid (Associação para o Desenvolvimento Integral do Down).

Trata-se de entidade sem fins lucrativos que une a educação convencional à capacitação técnica e ao encaminhamento para o mercado de trabalho. A proposta é descobrir e incentivar talentos.

"Temos o ensino regular e, de acordo com a vontade e a vocação de cada um, atuamos na preparação para o trabalho", diz Alda Pacheco Vaz, diretora da escola.

Cerca de 35% dos alunos têm bolsa de estudos e a outra parte paga mensalidades que variam de R$ 877 a R$ 1.675, dependendo do programa de educação escolhido, mas a instituição só sobrevive graças a repasses da Nota Fiscal Paulista, de doações e de parcerias com empresas.

Caio de Castro Ferraz Zanzine, 24, quase foi escolhido para o papel principal em "Colegas", mas, como não sabia dirigir, não conseguiu. Hoje, trabalha com moda.

"Falta, agora, a mudança no olhar da sociedade. Queremos ser vistos como cidadãos. Nada de coitadinhos."

Doracy Lourenço da Silva comemora a entrada do filho Edmilson, 20, no mercado de trabalho, após o treinamento na instituição. "Ver meu filho trabalhando na cozinha, nunca imaginei. É o melhor presente".

Hoje é celebrado o Dia da Síndrome de Down. Nas Nações Unidas, em Nova York, o tema dos debates será o direito ao trabalho.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página