Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Tim-tim por tim-tim

Colunista de vinhos da Folha elege 15 rótulos de espumantes de diferentes faixas de preço para brindar as festas de fim de ano; confira dicas para servir a bebida

DE SÃO PAULO

Onipresente em celebrações de fim de ano, o espumante viu seu consumo saltar quase 30% nos últimos cinco anos no país, de acordo com o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).

É de outubro a dezembro, segundo a entidade, que se concentra a venda de 54% de espumantes produzidos por vinícolas brasileiras, bebida que ostenta crescente reconhecimento.

Não à toa: brasileiros ou não, esses vinhos ricos em borbulhas são símbolo das comemorações que se espalham pelo final do ano.

Para ajudar na tarefa de eleger os espumantes protagonistas desta temporada, a colunista de vinhos da Folha, Alexandra Corvo, fez uma seleção de 15 rótulos.

Como nem tudo o que borbulha é champanhe, bebida produzida exclusivamente na região de Champagne, na França, as sugestões foram divididas em cinco categorias.

Além da tradicional bebida francesa, há exemplos de cavas espanholas, proseccos italianos, espumantes brasileiros e também representantes de regiões menos consagradas na produção desse tipo de vinho --mas que merecem atenção, como Portugal e Austrália.

Com características e origens próprias, cada estilo de espumante também pode servir a diferentes orçamentos. O "Comida" apresenta suas diferenças básicas, traz informações sobre métodos de produção e faz sugestões de pratos para combinar à mesa.

Para quem está no comando da festa, dicas orientam como resfriar, abrir e servir o vinho. Confira também apetrechos que podem incrementar e facilitar o serviço em casa. Tim-tim! (MARÍLIA MIRAGAIA)


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página