Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Bolo da vovó

Os bolos caseiros, simples e gostosos, ganham reforço em São Paulo com novas casas; saiba onde comprá-los e conheça truques para prepará-los em casa

GUSTAVO SIMON DE SÃO PAULO

Não é de hoje que o cheirinho de bolo no forno --e o sabor dele à mesa, é claro-- faz despertar sensações afetivas.

Em 1817, por exemplo, há relatos sobre um padre preso em uma revolta em Natal (RN) que reconheceu, entre as comidas enviadas à prisão, um naco de pão de ló feito na casa da família, segundo escritos de Luís da Câmara Cascudo em "História da Alimentação no Brasil".

Pois São Paulo também está ficando, desse ponto de vista, um pouco nostálgica.

A cidade viu nascer, desde 2012, ao menos nove casas especializadas em bolos; destas, três nos últimos dois meses --Bolo e Bule, Bolos da Cecília e Bolo em Companhia.

Outras planejam ampliações: a Bolo à Toa, fundada em 2011, abriu uma loja no Itaim em 2013 e prevê duas para este ano (uma no interior); a Tradicional Bolos Caseiros abriu 19 lojas desde 2011 (nove franquias) e quer fechar o ano com 40.

Todas levam ao pé da letra a definição de "bolo" do dicionário: massa de farinha assada no forno com ovos, açúcar, manteiga e outro ingrediente (chocolate, milho, laranja, fubá...). Nenhuma usa recheios, chantili, pasta americana.

São doces geralmente mais gostosos do que bonitos, mas que tocam a memória tanto quanto o paladar.

"Muitas vezes, quando eu estava triste, fazia um bolo; se estava feliz, fazia vários", diz a chef Heloísa Bacellar, proprietária do Lá da Venda.

Atiçar lembranças e sensações, aliás, é um objetivo comum a todas essas boleiras.

Além de não usar misturas pré-prontas, como geral- mente se faz em padarias, esses bolos são mais "pro- fissionais" que os feitos "no olho" pelas avós.

Cecília Victório, da Bolos da Cecília, pesa cada ovo para não correr o risco de a receita desandar; Simone Ferrarezi, da Crazy For Cakes, dispensa os bolos com rachaduras ou falhas externas.

Quer fazer em casa como essas boleiras? O "Comida" selecionou utensílios, como batedeira e forma, e garimpou dicas preciosas com essas profissionais, para orientar o preparo de um bolo com jeitão --e gostinho-- de infância, sem escorregões.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página