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Faca, câmera, ação

TV aberta ganha dois programas de gastronomia em formato de reality show, o que era reservado a canais a cabo

ANA PAULA BONI EDITORA-ASSISTENTE DE "COMIDA" E "TURISMO" GUSTAVO SIMON DE SÃO PAULO

Esquetes de humor, filmes dublados, mais horários para novelas? Nada disso. A nova aposta de emissoras de TV são atrações que tenham a cozinha como destaque.

Não se tratam de canais a cabo, nos quais programas do tipo já proliferam.

A Band estreou, no último dia 2, a versão brasileira do inglês "MasterChef". No dia 11 de outubro, será a vez de o SBT colocar no ar outra franquia internacional, o "Cozinha Sob Pressão" --versão do sucesso "Hell's Kitchen", comandado pelo chef britânico Gordon Ramsay.

Aqui, o programa será liderado por Jefferson Rueda, do restaurante paulistano Attimo, que estreia na TV.

Para ele, a gritaria dos chefs em programas desse tipo faz parte do calor da profissão. "O cliente está lá fora esperando o prato e não tem nada a ver com os problemas da cozinha. Tudo tem de ser da porta para dentro."

Com ou sem histeria, Rueda quer mostrar a cozinha sem deslumbramento. "Todos acham que é festa. Mas os cozinheiros vão entender a bola no estômago que é trabalhar numa cozinha."

O diretor comercial do SBT, Glen Valente, explica o porquê da aposta: "Formatos de culinária têm tido sucesso de audiência em vários mercados. Estamos nos alinhando a essa evolução".

REALITY SHOW

Exceção feita a quadros de programas matutinos como "Hoje em Dia" (Record) e "Mais Você" (Globo), é a primeira vez que a TV aberta brasileira aposta em voos solo da gastronomia, no formato reality show com competição.

Para o professor de comunicação da USP Laurindo Leal Filho, que publicou livros sobre TV, o casamento comida e competição é bom. "O modelo de game' é historicamente consagrado na TV. E a gastronomia, já testada na TV fechada, entrou na moda."

Segundo Carla Ponte, produtora de TV há mais de 20 anos, o formato é que chama a atenção. "Até porque a TV aberta sempre teve culinária, com Palmirinha, Etty Fraser."

A professora do Senac Joana Pellerano avalia que esse tipo de programa democratiza a informação culinária. "Quem o vê pode até não saber repetir a receita em casa, mas vai saber que existem tais ingredientes e modos de preparo."

Mais que isso, as pessoas têm aprendido que "cozinhar pode ser divertido", diz Ana Paula Padrão, apresentadora do "MasterChef" --a comida, portanto, passa a entreter cada vez mais telespectadores.

Mesmo que seja só pano de fundo em muitos casos. "A comida é excelente para atrair audiência: quem não baba vendo chocolate sendo derretido? A comida virou fetiche, celebridade", diz Mariana Koehler, gerente de conteúdo do GNT.


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