Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Comida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Cerveja

Custo e benefício

SADY HOMRICH

Mais do que degustar a cerveja, a experiência que buscamos é consumir cultura

Uma questão frequente entre os amantes de boas bebidas é a discrepância entre o valor cobrado na carta de um restaurante e no autosserviço (empórios, delicatessens e supermercados), com diferenças que podem ultrapassar 1000%.

Um leitor atento observou que as cervejas indicadas têm sugestão de local de compra e o preço praticado pelo estabelecimento, com caráter simplesmente informativo, que nem sempre é o mais "em conta". Determinada cerveja poderia ser encontrada no supermercado pela metade do preço dito na coluna.

Mais do que degustar a cerveja, a experiência que buscamos é consumir cultura. Cultura cervejeira, gastronômica e antropológica. Assim como os amantes do vinho e de todas as outras boas bebidas.

Não encontrei palavras melhores que as do livro "A Mesa do Mestre-cervejeiro", escrito pelo norte-americano Garrett Oliver, da Brooklyn Brewery: "Parte do prazer de comer e beber bem está no cerimonial. Não estou falando de ostentação afetada de restaurantes franceses sérios em excesso, mas de talheres, pratos e copos agradáveis. Temperatura, copo e serviço são, no mínimo, tão importantes para a cerveja quanto para o vinho. Não se trata de uma questão de etiqueta: servir cerveja incorretamente pode estragar o sabor e o prazer da degustação".

Essa é a ideia. Valorizar o investimento em uma boa carta, em um sommelier, em um set de copos, em geladeiras com temperaturas diferenciadas, em treinamento da brigada e em quem faz a gestão desse intrincado quebra-cabeças. E certamente irá encontrar cervejas que nunca estarão na gôndola do supermercado como as que seguem.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página