Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folha Corrida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Morre pioneiro da fertilização in vitro

Pioneiro da fecundação in vitro e vencedor do Nobel de Medicina em 2010, o britânico Robert Edwards morreu ontem, aos 87 anos.

O anúncio, feito pela Universidade de Cambridge, à qual Edwards era vinculado, fala que o médico morreu enquanto dormia "depois de longa enfermidade".

Edwards foi o responsável pelo nascimento do primeiro "bebê de proveta", Louise Brown, em 25 de julho de 1978, um acontecimento histórico que se tornou a manchete dos jornais de todo o mundo. Mais de 4 milhões de pessoas nasceram desde então graças à fecundação in vitro.

Seus trabalhos foram recompensados em 2010 com o Nobel em Medicina, mas o cientista, que vivia aposentado há anos, não foi recebê-lo em Estocolmo por motivos de saúde.

Nascido em 1925, Edwards serviu ao Exército britânico de 1944 a 1948, antes de iniciar seus estudos de biologia em Gales e, depois, em Edimburgo (Escócia).

Em 1968, já na Universidade de Cambridge, viu pela primeira vez a vida ser criada fora do útero. Uma década depois, em 25 de junho de 1978, nasceu Louise Brown. folha.com/no1260266


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página