Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folha Corrida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Versão alterada do vírus HIV causa Aids em macacos

Um desafio crucial enfrentado por pesquisas que desenvolvem drogas contra a Aids é a impossibilidade de testá-las em cobaias.

Os únicos animais que contraem o HIV e desenvolvem uma doença são os humanos. Uma versão alterada do vírus criada nos EUA, porém, infecta macacos e traz a esperança de acelerar ensaios clínicos.

Para tornar o HIV capaz de infectar os animais da espécie asiática Maccaca nemestrina, os cientistas inseriram neles uma pequena parte do código genético do vírus de imunodeficiência que infecta macacos e é um parente distante do patógeno causador da Aids.

Em estudo na "Science", cientistas descrevem como construíram o vírus. A ideia era fazer com que algumas proteínas do patógeno fossem capazes de se conectar às proteínas das células que, nos humanos, são atacadas pelo HIV.

Com as alterações e mutações induzidas pelo experimento, o HIV já era capaz de adotar macacos como hospedeiros, mas ainda não os deixava com imunização fraca para causar Aids. Para isso, os cientistas usaram drogas para inibir o sistema imune dos animais.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página