Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Folha Corrida

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Turquia é 1º país a apoiar ação por solo contra facção

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, defendeu nesta terça (7) operação militar terrestre para combater a milícia radical Estado Islâmico (EI). O grupo está perto de controlar a cidade síria de população curda Kobani, na fronteira com a Turquia.

A declaração de Erdogan faz da Turquia o primeiro país a sinalizar o envio de tropas para combate à facção em solo. Os demais países envolvidos no conflito limitaram sua atuação à realização de ataques aéreos.

"O problema do EI não pode ser resolvido por meio de bombardeios", disse o presidente. "O terror não vai parar até cooperarmos para uma operação terrestre."

Uma das maiores potências militares da região, a Turquia é arrastada ao conflito pelos avanços do EI na região de Kobani. O Parlamento turco aprovou operações militares na Síria e no Iraque na semana passada

Os arredores da cidade são o campo de batalha entre forças curdas e a milícia radical há três semanas.

Neste período, 180 mil pessoas fugiram para a Turquia e ao menos 400 morreram, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, que monitora o conflito.

Segundo relatos, do lado turco da fronteira, bandeiras negras da milícia radical já podem ser vistas em partes de Kobani.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página