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Vias para o litoral têm 34 deslizamentos

Mapeamento da Folha aponta quedas de terra em quatro importantes rodovias de SP, como Anchieta e Rio-Santos

Imigrantes e Mogi-Bertioga são outros acessos com problemas; há risco de novos desmoronamentos

ANDRÉ CARAMANTE MOACYR LOPES JUNIOR ENVIADOS ESPECIAIS AO LITORAL DE SP

Quatro rodovias do litoral de São Paulo têm atualmente ao menos 34 pontos de desmoronamentos em seus entornos. Todos eles sob risco de novas quedas de terra.

É o que aponta um mapeamento feito pela Folha nas duas últimas semanas nas rodovias Anchieta (15 deslizamentos) e Imigrantes (5), no sentido do litoral sul, e Rio-Santos (8) e Mogi-Bertioga (6), no litoral norte paulista.

Segundo geólogos que acompanharam esse mapeamento, Anchieta, Rio-Santos e Mogi-Bertioga exigem mais cuidados -as duas últimas ficaram bloqueadas na última semana com deslizamentos.

Desses 34 pontos, ao menos 15 estão sob intervenção de máquinas e operários.

Na Mogi-Bertioga e na Rio-Santos, há rochas soltas nas encostas, que podem cair em caso de chuva forte.

Na Rio-Santos, um dos pontos atingidos continua parcialmente bloqueado, com estreitamento de pista.

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) trabalha em todos os pontos de deslizamento nas rodovias administradas pelo Estado.

Já nas rodovias que ligam a Grande São Paulo ao litoral sul, a Ecovias, concessionária responsável, tenta impedir o avanço dos deslizamentos usando lonas plásticas.

Há um mês, a gerente gerente de sistemas Lilian Aparecida de Souza, 43, morreu em um deslizamento de terra no km 52 da Imigrantes.

A gerente foi atingida por um tronco e arrastada pela enxurrada ao sair do carro assim que viu o deslizamento.

Funcionários da Ecovias se revezam no trabalho no local.

Já a Anchieta, com as duas pistas utilizadas por caminhões que pagam até R$ 127 de pedágio para trafegar rumo ao porto de Santos, tem deslizamentos que lançam terra às margens das pistas.

Em alguns casos, tentativas de sinalização são feitas com cones, mas constantemente eles são encontrados tombados na estrada.

A Anchieta foi construída nos anos 40 com métodos de engenharia baseados no corte das encostas da serra do Mar, área de terreno instável.


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