Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Avaliação

Tirar nota máxima no Enem será mais difícil, diz ministro

DE BRASÍLIA - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou ontem que vai discutir com especialistas uma proposta para aumentar o rigor dos critérios de correção das redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

A ideia é que as redações que ganharem a nota máxima (1.000) na análise feitas pelos dois primeiros corretores sejam encaminhadas, obrigatoriamente, para avaliação de uma banca, que validaria ou não a nota máxima. Hoje, isso é definido já pelos dois primeiros corretores.

De acordo com Mercadante, 2.080 redações ficaram com a pontuação máxima no último Enem, mesmo com erros de acentuação, pontuação e concordância em alguns casos.

"Há um debate. Os linguistas consideram que um erro isolado pode não comprometer a qualidade da redação", afirmou o ministro.

Essa alteração, junto com a definição de que deboches inseridos nos textos signifiquem zerar a nota da redação, são aprimoramentos que podem resolver os questionamentos em torno das correções das redações do Enem, diz Mercadante. "É que nem jogo de futebol. Nem sempre o juiz interpreta as regras como deveria."


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página