Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Epidemia de dengue se espalha no litoral

Guarujá é a quinta cidade da Baixada Santista a decretar surto da doença; idoso de 76 anos morreu em Santos

No país, são 635 mil casos suspeitos até março, quase quatro vezes o registrado no mesmo período de 2012

FÁBIO MENDES COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE SANTOS
JOHANNA NUBLAT DE BRASÍLIA

Cinco das nove cidades da Baixada Santista decretaram estado de epidemia de dengue nas últimas semanas.

Foram confirmados 6.685 casos em toda a região neste ano e ao menos uma morte foi causada pela doença -outras quatro estão em análise.

A epidemia é determinada na confirmação de 100 casos para cada 100 mil habitantes.

A situação mais preocupante está em Santos (72 km de São Paulo), que registrou até agora 3.295 casos e enfrenta o mais grave surto desde 2010, quando teve 5.641 casos no mesmo período.

A cidade, que iniciou nesta semana o serviço de nebulização, tem uma morte confirmada, de um idoso de 76 anos, e outra suspeita.

No Guarujá (a 86 km de São Paulo), que tem 367 casos confirmados e decretou ontem situação de epidemia, militares vêm integrando equipes de combate aos focos do mosquito, a pedido da administração local.

Os outros municípios da Baixada Santista em situação epidêmica são Praia Grande (1.762 casos), Cubatão (736) e São Vicente (398).

Para agilizar o atendimento, o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado) orientou os profissionais de saúde da região a dar atenção a todos os pacientes que apresentarem febre aguda acompanhada de outros dois sintomas da doença.

PAÍS

O total de casos suspeitos de dengue no país quase quadruplicou nos três primeiros meses de 2013 na comparação com o mesmo período do ano passado. O número de mortes, contudo, aumentou apenas marginalmente e os casos graves diminuíram.

Segundo balanço apresentado pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde) ontem, 108 pessoas morreram em consequência da dengue nas 12 primeiras semanas do ano.

O dado supera as 102 mortes registradas no mesmo período de 2012, mas está distante do observado nos anos anteriores -306 mortes em 2010 e 236 em 2011.

Os casos suspeitos de dengue, nos três primeiros meses do ano, ultrapassaram 635 mil, contra 167,3 mil no mesmo período do ano passado.

"Deveremos chegar, em 2013, no mesmo patamar de 2010 com relação aos casos de dengue, com a diferença que, em 2010, circulavam dois tipos de vírus e agora circulam três", disse o ministro.

O total de casos graves (internação) em 2013 se manteve inferior aos do passado. Até 23 de março, foram 1.243.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página