Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Vazamento foi causado por erro humano, diz Petrobras

Derramamento de óleo atingiu litoral paulista

DE SÃO PAULO

Uma válvula deixada aberta em um píer da Petrobras provocou o vazamento de óleo que atingiu praias de duas cidades do litoral norte, disse ontem a Transpetro --braço de terminais e transporte marítimo da Petrobras.

A suspeita de falha humana já havia sido noticiada pela Folha nesta semana. O vazamento de 3.500 litros de combustível marítimo, segundo a empresa, ocorreu no dia 5 em São Sebastião, num terminal de uso privativo.

Segundo a Transpetro, uma comissão responsável por investigar o caso concluiu que houve vazamento de uma tubulação que estava em manutenção desde 22 de março.

A válvula deveria ter ficado fechada, mas os procedimentos de segurança não foram cumpridos. A empresa diz ter iniciado processo interno para "apuração de responsabilidades".

Até então, a informação era a de que o vazamento havia ocorrido durante o abastecimento de um navio.

A Transpetro diz ainda que executou operações de limpeza em toda a área atingida.

O vazamento atingiu dez praias de São Sebastião e quatro de Caraguatatuba, segundo prefeituras e a Cetesb (agência ambiental de São Paulo). A Petrobras fala em nove praias atingidas.

A agência diz que ainda estão impróprias para banho, por causa do vazamento, as praias de Cigarras, Arrastão, Deserta, Porto Grande e Pontal da Cruz, em São Sebastião.

A Cetesb multou a Petrobras em R$ 10 milhões. A empresa vai recorrer.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página