Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Posto do Detran tem espera de mais de 3 h

Pane que travou sistema de dados de carteiras de motorista prejudica atendimento às vésperas do feriado em SP

Há risco de o problema se repetir hoje; as unidades de Interlagos e Aricanduva fecharão uma hora mais tarde

FABIANO MAISONNAVE DE SÃO PAULO

Os três dias de pane no sistema de dados de carteiras de motorista no Estado, entre quarta e sexta-feira da semana passada, resultaram ontem em longas filas em unidades do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) da capital.

Existe o risco de o problema se repetir hoje na cidade com quem for aos postos para serviços referentes à Carteira Nacional de Habilitação.

As unidades do Detran de Aricanduva (zona leste) e Interlagos (zona sul) vão fechar uma hora mais tarde e funcionarão das 7h às 20h; o posto da Armênia (região central) terá expediente das 7h às 19h. Amanhã, feriado, todos os postos ficarão fechados.

"Perdi o dia de serviço", disse a professora Mirian Del Bianco, 59, que havia chegado às 12h30 na unidade Armênia e, três horas depois, esperava na fila da biometria. "Os meus alunos devem estar amando", afirmou.

Por ter horário agendado para ontem, Del Bianco estava entre os mais prejudicados, já que o Detran priorizou os que deveriam ser atendidos na semana passada.

Mesmo com a superlotação, não havia nenhum tipo de orientação no local de que a espera estava acima dos 15 minutos dos dias normais.

Usuários só descobriam o tamanho do problema ao receber a senha e olhar para o quadro eletrônico, que mostrava pelo menos cem pessoas na frente na fila para checar os documentos.

LONGA ESPERA

Os usuários que tinham horários entre quarta e sexta-feira eram atendidos em cerca de uma hora. Muitos já haviam perdido bastante tempo na semana passada, quando só descobriram a pane ao encontrar as portas fechadas.

O despachante Ricardo Moraes disse que isso provocou brigas físicas na Armênia. Ontem, de acordo com ele, havia filas na unidade da Lapa (zona oeste) e o site do Detran estava inoperante para agendamento.

Em conversas informais, três atendentes previram outro dia complicado hoje na Armênia, que atende em média 11 mil pessoas diariamente --cerca de dois terços da demanda da capital.

No Disque Detran, não havia informação sobre problemas de fila. A orientação era ir às unidades, que não dão informações por telefone.

A reportagem telefonou para despachantes do interior ontem. Em Campinas, eles relataram demora acima do normal; em Ribeirão Preto, segundo eles, não teria havido aumento nas filas.

O Detran informou que as unidades na capital tiveram o horário de atendimento ampliado ontem e hoje.

Segundo a assessoria de imprensa do órgão, apenas Armênia teve problemas de filas ontem no Estado. Nas unidades Interlagos e Aricanduva, ambas na capital, o tempo médio de espera não superaria sete minutos.

Na sexta, o Detran informara que o atendimento tinha sido normalizado, após restabelecimento do sistema.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página