Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Ilustrada - em cima da hora

Músicos exaltam Vanzolini e revelam inéditas do autor

Parceiros têm letras deixadas pelo compositor morto anteontem aos 89 anos

Cronista do samba paulistano será homenageado na próxima Virada Cultural, em maio

DE SÃO PAULO

Grandes nomes da música brasileira exaltaram ontem Paulo Vanzolini, considerado o maior representante do samba de São Paulo ao lado de Adoniran Barbosa.

O autor de "Ronda" e "Volta por Cima", que morreu na noite de anteontem aos 89 anos, por complicações decorrentes de uma pneumonia, foi enterrado na tarde de ontem, no cemitério da Consolação, na capital paulista.

Ícones do samba, como Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Elton Medeiros e Nei Lopes, e nomes da MPB como Maria Bethânia e Toquinho ressaltaram a originalidade de Vanzolini como cronista musical da maior cidade do país.

O sepultamento reuniu cerca de 150 pessoas, entre familiares, amigos do mundo científico --Vanzolini foi um nome de ponta na pesquisa biológica no país -- e músicos, como o bandolinista Izaías Bueno e o compositor Eduardo Gudin.

Parceiro de Vanzolini no samba "Mente", sucesso na voz de Clara Nunes, no disco "Guerreira" (1968), Gudin disse que o compositor lhe deixou duas letras inéditas.

O violonista, que encontrou um dos poemas e ainda precisa localizar o outro, diz que pretende musicá-los, mas não gravá-los. "Sem mostrar para ele não tem graça."

Os dois fariam juntos um show na Virada Cultural deste ano. Com a morte de Vanzolini, Gudin não confirmou se fará a apresentação sozinho.

A organização da Virada, marcada para 18 e 19 de maio, disse que planeja realizar uma homenagem ao sambista, mas não deu detalhes.

A viúva de Vanzolini, a cantora Ana Bernardo, disse no enterro que vai revirar o "baú" deixado por ele. "Os parceiros dele devem ter inéditas, é possível que tenhamos alguma surpresa em breve", disse ela.

Outro parceiro de Vanzolini, Roberto Riberti, contou à Folha que lançará, no seu álbum "Túmulo do Samba", que sairá no segundo semestre, uma canção quase desconhecida da dupla, "Todo Mundo Me Diz".

"Ele tinha uma letra escrita na década de 1940 e me entregou para musicar. Já gravei no meu disco, com participação do MPB4, foi última gravação feita pelo Magro [morto em 2012]."

O compositor Carlinhos Vergueiro também informou que pretende gravar um CD com canções conhecidas de Vanzolini.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página