Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Lojas ameaçadas de despejo no Rio podem ser desapropriadas

Medida estudada pela prefeitura objetiva preservar identidade da rua do Carioca

DO RIO

A prefeitura do Rio cogita desapropriar imóveis da rua da Carioca, no centro, para impedir o fechamento de tradicionais endereços comerciais da área que estão sob ameaça de despejo.

Por meio de um decreto, o prefeito Eduardo Paes vai encomendar um estudo ao Instituto Rio Patrimônio da Humanidade para determinar quais são os locais que devem ser preservados.

A análise abrange as 18 lojas adquiridas pelo grupo Opportunity, que estabeleceu novos valores para os aluguéis. O aumento provocou protestos dos proprietários de casas tradicionais como o Bar Luiz, inaugurado há 86 anos.

Ontem à tarde, representantes da Sarca (Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências) tiveram um encontro com o prefeito para falar sobre o impasse nas negociações de aluguel.

"A desapropriação pode ser o caminho para impedir ações de despejo e manter assim a identidade da rua da Carioca", avaliou Roberto Cury, presidente da Sarca.

Em nota, a assessoria do governo municipal informou que a ideia do prefeito é "manter os costumes e o estilo carioca presentes na essência comercial e cultural dos imóveis em questão".

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade terá 30 dias para concluir a avaliação sobre os 18 estabelecimentos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página