Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Nelson Colleoni (1929-2013)

Um pioneiro em saúde ocupacional

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

Nelson Colleoni começou na carreira numa época em que ainda era comum o médico visitar o paciente em casa. Quem o recebia costumava abrir sabonete novo para que ele lavasse a mão numa bacia.

Paulistano, filho de comerciantes, foi o primeiro da família a ter curso superior. Formou-se em medicina no Rio, em 1956. Logo depois, de volta a Santo André, especializou-se em saúde ocupacional, área que estava engatinhando.

Num de seus primeiros empregos, no grupo Rhodia, implantou e coordenou o serviço de medicina do trabalho.

Atuou na área de saúde ocupacional em indústrias químicas e petroquímicas, em bancos e em empresas de telecomunicações. Ajudou a fundar a Associação Nacional de Medicina do Trabalho e foi do conselho deliberativo da Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes.

A partir de 1975, deu aulas na Faculdade de Medicina do ABC, onde chefiou o departamento de saúde da coletividade. Tornou-se professor titular em 1982 e, em 2006, foi o primeiro a receber na faculdade o título de professor emérito. Coordenou cursos de formação de médicos especialistas em medicina do trabalho.

Era da Academia de Medicina de São Paulo desde 1986.

Contador de histórias, segundo parentes, preocupava-se em preservar a memória do ABC, onde sua família, vinda da Itália, chegou em 1878.

Era casado desde 1957 com a professora Eunice, que conhecera no jardim da infância do externato onde estudara.

Estava aposentado desde os anos 90. Morreu na quarta (1º), Dia do Trabalho, aos 84, de falência de órgãos. Teve quatro filhos e cinco netos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página