Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

CET começa a multar motoristas na área do largo 13 amanhã

Órgão irá multar carros que desrespeitarem a restrição; na zona oeste, motos terão área de espera exclusiva em cruzamento

DE SÃO PAULO

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começa a partir de amanhã a multar motoristas que desrespeitarem a circulação de veículos na área do largo 13 de Maio, em Santo Amaro, zona sul.

A restrição começou no dia 29 de março com o objetivo de melhorar o desempenho dos ônibus na região e no corredor Santo Amaro, já prejudicado pelas obras da linha 5-lilás do metrô.

Quem entrar nas áreas proibidas pode receber multa de R$ 85,13 e ter quatro pontos anotados na carteira de habilitação.

A CET informou que vai liberar da restrição uma das três faixas de rolamento na alameda Santo Amaro (no trecho entre a rua Basílio Luz e a rua General Roberto Alves de Carvalho Filho).

Também estão fora da proibição as faixas na avenida Padre José Maria (no trecho do largo Treze até a rua Barão do Rio Branco), a avenida Adolfo Pinheiro, a partir do Largo Treze, a rua da Matriz e a rua Paulo Eiró, no trecho após a avenida Padre José Maria.

Os carros estão proibidos de circular nas imediações do largo 13 de segunda a sábado, das 5h às 10h.

À tarde, a restrição vai das 16h às 20h em trecho da rua Barão do Rio Branco. Táxis e motocicletas estão liberados dos bloqueios.

REBOUÇAS

A CET também realizará mudança em ponto na zona oeste. O cruzamento da avenida Rebouças com a rua Estados Unidos terá uma área de espera exclusiva para motos a partir de amanhã.

A sinalização é uma área delimitada no asfalto para isolar, durante a espera do semáforo, os veículos de duas rodas. Ciclistas também podem usar o espaço.

A primeira do gênero foi implantada na semana passada no viaduto do Chá, na região central.

O novo local será implantado ao lado do corredor de ônibus da Rebouças, no sentido centro, nas faixas que não são exclusivas para ônibus.

Segundo a CET, o objetivo da nova sinalização é melhorar a segurança dos motociclistas, "diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde". A sinalização também visa aumentar o respeito das motos à faixa de pedestres.

As áreas exclusivas ainda passam por período de testes, mas a intenção é expandi-las para outros pontos onde há grande concentração de motos e ciclistas. Por enquanto não haverá multas aos motoristas que invadirem a área.

Os primeiros locais foram escolhidos em razão do alto tráfego de motos. Na Rebouças, o volume chega a 3.700 motos no pico da manhã.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página