Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Redação do Enem com deboche vai ser anulada

Ministério decide vetar texto que fugir do tema

BRENO COSTA DE BRASÍLIA

O Ministério da Educação anunciou que anulará redações do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano que fugirem do tema proposto --por exemplo, com deboches ou trechos inusitados.

A decisão visa impedir situações como as verificadas em 2012, quando dois textos com trechos do hino do Palmeiras e uma receita de miojo receberam notas válidas.

A nova regra prevê vetar redações com "parte de texto deliberadamente desconectado com o tema proposto".

Ela será a principal novidade do edital do Enem 2013.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (13) e se estendem até o dia 27. As provas serão realizadas em 26 e 27 de outubro.

Outra mudança para evitar questionamentos à correção das redações será a ampliação dos casos em que um terceiro avaliador terá que examinar os textos.

A nota da redação varia entre 0 e 1.000 pontos. Na última edição, se houvesse uma diferença de mais de 200 pontos entre as notas, a redação seguia para avaliação de um terceiro avaliador. Agora, a discrepância não pode ser maior que 100 pontos.

O ministério também anunciou mais rigor no acompanhamento de avaliadores (se antes havia troca dos que tiravam nota inferior a 5, agora haverá com menos de 7).

Mesmo com esse aperto nas regras, continuará aberta a possibilidade de um aluno tirar nota máxima na redação ainda que ele cometa um erro crasso de ortografia.

Pelas regras, "desvios gramaticais (...) serão aceitos como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência".


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página