Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

CET reativa vagas de Zona Azul no entorno da praça da República

GIOVANNA BALOGH DE SÃO PAULO ANA KREPP COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) reabriu vagas de Zona Azul no entorno da praça da República.

A área de estacionamento, na faixa da esquerda das vias, disponibiliza 45 vagas para veículos, sendo 39 convencionais, quatro destinadas a idosos e duas para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Também está sendo criado um bolsão com 12 vagas para motocicletas.

Segundo a CET, a reativação das vagas foi solicitada por usuários da região e definida por estudos técnicos.

A CET vai monitorar o trânsito na região e iniciar a fiscalização das regras de estacionamento rotativo no local a partir de segunda-feira.

"Hoje [ontem] de manhã o trânsito ficou terrível, agora vai piorar tudo com uma faixa a menos e o desvio da faixa da direita da avenida Ipiranga para a praça. Com a volta da Zona Azul, teria de tirar aquela ilha em frente à rua 24 de maio para o fluxo pesado voltar para a Ipiranga", diz Maurício Saad, dono de uma banca de jornal.

FLUIDEZ

Para o urbanista especialista em trânsito Flamínio Fichmann, a criação de vagas de Zona Azul só é recomendada em vias que não têm nenhum problema de fluidez.

"Tirar faixas de tráfego na região central da cidade em vias já saturadas para oferecer estacionamento não é a melhor política, porque fundamentalmente as vias se destinam ao fluxo e não à estocagem de veículos", afirma.

As vagas de Zona Azul tinham sido extintas há cerca de seis anos, quando começou uma reforma na praça.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página