Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Investigação

Polícia do Rio vai criar regras para gravação de operações

DO RIO - A Polícia Civil anunciou ontem que criará procedimentos para coleta, monitoramento e divulgação de imagens feitas durante operações. O material gravado passará pela análise da corporação antes de ser apresentado.

A mudança ocorre depois do vazamento de vídeos em que policiais civis estariam forjando registros de mortes em supostos confrontos com criminosos, divulgados pelo jornal "Extra" no sábado.

Em até 30 dias, a polícia diz que vai criar um protocolo para essas imagens.

"Não havia uma rotina que determinasse o que fazer com esse material. E, mais importante, para analisar ações que foram filmadas", disse a chefe da Polícia Civil, Martha Rocha.

Em agosto passado, agentes da própria corporação fizeram, de um helicóptero, gravações de mais de 90 minutos durante operação na favela do Rola, em Santa Cruz, zona oeste da cidade. Algumas imagens indicam supostos abusos.

Rocha afirmou que o inquérito que investigava o caso no 36ª DP (Santa Cruz) foi repassado à Corregedoria da Polícia Civil para que a conduta dos policiais seja investigada.

Um dos vídeos mostra policiais civis disparando tiros durante seis minutos de sobrevoo na comunidade. Um dos policiais alerta pelo rádio sobre o risco de atingir inocentes. Mesmo assim, agentes no helicóptero abrem fogo.

O corpo de um homem também aparece sendo arrastado.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página