Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Luiz Eduardo Almeida de Cerqueira Cesar (1948-2013)

Professor de odontologia e artista

ESTÊVÃO BERTONI DE SÃO PAULO

A programação previa que Luiz Eduardo Almeida de Cerqueira Cesar, o paraninfo da turma, discursasse. Mas o professor quebrou o protocolo durante a formatura: pegou o violão e cantou uma música que ele mesmo havia feito.

Após o evento, ainda entregou para cada um dos alunos um CD com sua composição.

Dôt, como era chamado na família, por causa da última sílaba de seu nome Eduardo, deu aulas no curso de odontologia da Unimar (Universidade de Marília). Dentista, mas com jeito de artista, segundo descrição da família, era frequentemente homenageado pelos alunos. O diretório acadêmico de odontologia da faculdade leva seu nome.

Natural de Marília (SP), onde os pais fundaram o mosteiro de Santa Clara, era filho de um coronel. Foi criado na capital paulista, mas voltou a sua cidade para fazer faculdade.

Depois de concluir os estudos, abriu um consultório, só que "não sabia cobrar", segundo a família, e acabava atendendo todo mundo de graça.

Em 1982, pelo PTB, decidiu se candidatar à Prefeitura de Marília. Recebeu apenas 1.214 votos (2,14% do total), ficando em quinto lugar na disputa.

Após encerrar a carreira como professor, foi viver numa fazenda que teve plantação de café e depois criação de gado. Lá, pintava, compunha e escrevia. Culto, gostava de ler sobre teologia e mantinha "fechado a sete chaves" um quarto cheio de livros. É descrito como sensível, polêmico e boêmio. Adorava tocar e ensinar piano aos sobrinhos.

Já havia passado por três cirurgias cardíacas. Morreu no sábado (11), aos 65, após um infarto. Teve quatro filhos, de dois casamentos, e dois netos.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página