Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

André Barcinski

Festa literária e política de Paraty

Você pode sair de um debate sobre Baudelaire e dar de cara com palhaços lendo histórias infantis

Veteranos da Flip sentem no ar estranhas vibrações. Se, em anos anteriores, a literatura foi o tema dominante do evento --afinal, trata-se de uma festa literária, certo?--, neste ano, as discussões políticas dão o tom.

O efeito das manifestações populares que tomam conta do Brasil é sentido em muitas mesas e debates. Gilberto Gil reclamou do público "esbranquiçado" que dominou as arquibancadas do Maracanã na final da Copa das Confederações; Dênis de Moraes, biógrafo de Graciliano Ramos, disse que o velho Graça, se vivo fosse, certamente estaria apoiando os protestos. Na quinta-feira à noite, a mesa "Narrar a Rua", que por vezes teve um clima mais de palanque que de conversa, foi muito aplaudida pelo público.

Em meio ao tiroteio de opiniões e frases de efeito, um debate sobre o prazer do texto sob a ótica de Nabokov e Barthes, com a franco-iraniana Lila Azam Zanganeh e o ensaísta brasileiro Francisco Bosco, trouxe um pouco de leveza à festa.

A verdade é que a Flip é uma alegre bagunça. Você pode sair de um debate denso sobre Baudelaire e Kafka com Roberto Calasso e dar de cara com um grupo de palhaços lendo histórias infantis, ou ver uma multidão se espremendo em frente à Casa Folha para ouvir o Pondé falando sobre Kant e Nietzsche.

Nos cafés e restaurantes, um assunto dominava as conversas: a manifestação marcada para a manhã de hoje, que sairá do cais de Paraty e percorrerá a cidade. A concentração está marcada para as 9h, e a saída, para as 13h. Se as ruas de pedra já ficam intransitáveis nesses dias de Flip, como estarão hoje?

O que acontecerá quando manifestantes, carregando cartazes contra o preço dos ônibus, os gastos da Copa e a "cura gay", encontrarem os pequenos fãs de Adriana Calcanhotto assistindo a seu show infantil na praça da Matriz? A conferir.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página