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Caminho para o Itaquerão vira 'rota vermelha'
Coca-Cola e Brahma pintam fachada; prefeitura vai investigar se há burla à Lei Cidade Limpa
Um lote de 12 imóveis com paredes pintadas em vermelho com pequenas ondas em branco. É quase impossível passar pela rua Doutor Luís Aires (Radial Leste), ao lado do metrô Artur Alvim, e não se lembrar da Coca-Cola.
Mas, ao entrar no imóvel situado no número 37, a resposta destoa. "Nunca vendi um refrigerante", diz o sapateiro Robson Moia Bonfim, 37.
Há menos de um ano para o início da Copa, o bairro é visado por marcas porque fica em uma das principais rotas para o Itaquerão, palco da abertura do mundial.
A prefeitura informou que agentes farão uma vistoria para verificar se há infração à Lei Cidade Limpa.
Cabeleireiro, dentista, psicóloga e outros comerciantes da região contaram ter assinado um contrato de fidelidade de um ano em troca da recauchutada nos prédios.
Assim, não podem pintar a fachada até o final da Copa.
A cerca de 2 km dali, na avenida Líder, quem domina as paredes é a Brahma.
Além da reforma nos muros, a empresa faz até grafites em alguns comércios, mas há uma regra: a parede externa deve ser vermelha com faixas douradas. O estabelecimento também pode receber um toldo com a logomarca da cerveja e a da seleção.
O lava-rápido Jomar ganhou toldo e fachada personalizada pela Brahma. O dono, Josué Silva, disse que a Coca-Cola também foi procurá-lo. "O problema é que eles chegaram atrasados."
A personalização também chegou às ruas paralelas à Radial Leste.
'BOAS-VINDAS'
A Coca-Cola Femsa informou que seguiu "todas as normas e leis" na ação em Itaquera. A intenção, segundo a empresa, é levar melhorias ao bairro e criar um ambiente de "boas-vindas".
A Ambev informou desconhecer esse tipo de ação publicitária naquela região e que a iniciativa partiu de revendedores da marca.