Saltar para o conteúdo principal Saltar para o menu
 
 

Lista de textos do jornal de hoje Navegue por editoria

Cotidiano

  • Tamanho da Letra  
  • Comunicar Erros  
  • Imprimir  

Foco

Florianópolis testa ônibus onde passageiro pode levar bicicleta

JEFERSON BERTOLINI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM FLORIANÓPOLIS

Em busca de alternativas que estimulem a troca do carro pelo transporte público, Florianópolis experimenta desde o início desta semana ônibus que permitem ao passageiro carregar bicicletas.

O modelo trafega em uma das maiores linhas da cidade, entre o Centro e o Norte da Ilha, com passagem pelo campus da Universidade Federal de Santa Catarina.

Os usuários serão ouvidos até o fim de novembro para dizer o que acharam da novidade e fazer sugestões.

Construído pela Volvo e operado pela empresa Canasvieiras, cada ônibus tem capacidade para 150 pessoas e três bicicletas.

O suporte para elas fica na parte traseira do coletivo. A bicicleta é transportada em pé, com as rodas encostadas na traseira do ônibus.

Os passageiros-ciclistas devem entrar pela porta de trás, prender a bicicleta e ir até a frente do ônibus, onde fica o cobrador, para pagar a passagem --para os demais usuários o embarque é pela porta dianteira.

A Canasvieiras informou que os testes têm mostrado que o embarque nos terminais é mais ágil e seguro que nas paradas ao longo do caminho porque, em média, são necessários quatro minutos para prender a bicicleta.

A empresa quer saber se há risco se o motorista seguir a viagem antes de a bicicleta ser presa e quanto tempo se perderá se for preciso esperar o passageiro prendê-la no suporte.


Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página